Empresas que promovem a autonomia criam microempreendedores internos
Neste novo episódio do Podcast Exponencial, Marcelo Policarpo (CEO da Exponencial Consultoria) e o Harold S. Neto (CEO da Metanoia Digital), vão falar sobre o quinto elemento das organização exponenciais, a autonomia.
Nós crescemos em um ambiente de alta dependência e baixa autonomia, em que dependemos dos professores, por exemplo. Além de ser um ambiente altamente inseguro, em que a gente era sempre punido, tinha medo de errar, de falar. A gente cresce em um ambiente que é focado no eu, eu faço vestibular sozinho, estudo sozinho, prova sozinha e de repente a empresa informa que você tem que colaborar. Ou seja, não há muitas vezes preparo, apenas jogam a pessoa lá.
Mas as empresas que promovem a autonomia criam microempreendedores internos. Esse é o sonho de toda a empresa. Mas há alguns pré-requisitos para que isso aconteça.
O empoderamento é o primeiro deles. Depois a prestação de contas (accountability), afinal, importante fazer acontecer, mas também é preciso conseguir registrar, reportar e respeito por toda a organização áreas e colegas.
Para estes dois pontos acontecerem precisam ser organizações que fazem o desenvolvimento exponencial também das pessoas, não só da empresa. Além disso, é preciso criar um ambiente seguro, onde as pessoas sintam-se seguras para falar.
Porém, é uma mudança desafiadora e por isso é extremamente necessário líderes mais capazes, que gerem uma maior aproximação e penetração constante. A autonomia é uma palavra legal, mas tem que ter uma verdadeira disposição da empresa para isso. Como eu posso dar mais "luz verde" para as pessoas passarem em minha empresa/ equipe? Como dar mais passagem e criar uma cultura de aprovação positiva, de experimentação positiva.
Não se esqueça de se inscrever no nosso canal, para saber muito mais sobre soluções tecnológicas em um mundo cada vez mais digital.
Siga nosso perfil: https://www.instagram.com/exponentia_consultoria
Últimas Postagens
Como a combinação de mentoria, planejamento e tecnologia pode impulsionar resultados extraordinários
Resenha do livro "Ultra-aprendizado: A Arte de Aprender Rápido e Profundamente"
Como a Alta Performance, Liderança Humana e Digital, Estratégia Empresarial e Cultura Organizacional Contribuem para Empresas Saudáveis e Sustentáveis
Case Comunix: Planejamento Estratégico e Posicionamento no Mercado de Tecnologia
A Importância da Consultoria Estratégica para a Eficiência Operacional e Sustentabilidade Corporativa
Assine nossa
newsletter
Assine nossa newsletter e se mantenha informado com nossos conteúdos 100% autorais, feitos com análises, curadoria de informações e garantia de fontes confiáveis.