Já parou para pensar que o fim da TI tradicional está próximo?
Já parou para pensar que o fim da TI tradicional está próximo?
Em mais um episódio do podcast Exponencial by TOPMIND, @haroldsneto (@metanoia.digital) e @marceloapolicarpo (@exponentia_consultoria), debatem as recentes transformações do setor de tecnologia da informação, e como essas mudanças trazem protagonismo aos profissionais da área em meio à rápida digitalização das empresas.
No início da conversa, citam alguns dos destaques na entrevista junto com Djalma Carvalho. Falando sobre como o TI não pode mais ser uma cena de "Onze Homens e um segredo", é preciso se conectar mais com o negócio, entender mais, se envolver mais.
Cada vez mais alguns business são o TI, a tecnologia. As TOP 12 empresas do mundo hoje em valor de mercado, 10 são de tecnologia. Não tem mais como pensar só em TI, tem que pensar DIGITAL.
Isso quer dizer que as empresas precisam se atualizar para isso e não podem ficar restritas ao alto escalão e nem a montar servidores.
As organizações modernas precisam ter essa visão mais holística do negócio, menos divisórias e barreiras. A gente tira os muros no escritório para mostrar que é open space, mas só no papel. Poucos empresários tem essa noção, a maioria só se preocupa com o que vê a frente.
O profissional hoje tem que encontrar seu alto valor agregado, que pode ser sua habilidade principal + digital. O profissional tem que procurar por essa atualização. Isso é o profissional do futuro.
O mercado chinês é um exemplo de fazer bem essa transição para o digital e hoje dominam essa frente no mundo. O movimento oposto no Brasil, fazendo pouco poder disso para criar tecnologias brasileiras, tropicalizadas. A maioria são réplicas de outros que já existem. Não que não gere valor ou impacto em nossa sociedade, mas ainda assim são poucos 100% originais daqui.
Tem o cenário também de quem para no meio do caminho. Precisa não só executar tecnologia, precisa pensar planejamento, sustentabilidade e perenidade do negócio. Quem decide o valor do negócio não é o empresário, é o cliente.
O mundo está em constante transformação e por isso sua empresa e os profissionais precisam ficar atentos aonde está o mercado, quais novos conhecimentos e habilidades você precisa incluir no seu escopo.
Últimas Postagens
Como a combinação de mentoria, planejamento e tecnologia pode impulsionar resultados extraordinários
Resenha do livro "Ultra-aprendizado: A Arte de Aprender Rápido e Profundamente"
Como a Alta Performance, Liderança Humana e Digital, Estratégia Empresarial e Cultura Organizacional Contribuem para Empresas Saudáveis e Sustentáveis
Case Comunix: Planejamento Estratégico e Posicionamento no Mercado de Tecnologia
A Importância da Consultoria Estratégica para a Eficiência Operacional e Sustentabilidade Corporativa
Assine nossa
newsletter
Assine nossa newsletter e se mantenha informado com nossos conteúdos 100% autorais, feitos com análises, curadoria de informações e garantia de fontes confiáveis.