De acordo com um relatórioda Society for Human Research Management de 2020 sobre a força de trabalho, 30% dos entrevistados disseram que seu gerente não incentiva uma cultura de comunicação aberta e transparente e 60% disseram que seu gerente foi o motivo pelo qual deixaram a organização. Simplificando, muitos funcionários não sentem que seus gerentes lhes dão voz.
E isso é um problema. A pesquisa descobriu que os locais de trabalho onde os funcionários têm mais voz – oportunidades para fornecer informações proativamente e oferecer sugestões de melhoria – são mais propensos a produzir e implementar soluções inovadoras para os problemas. Considerando esses benefícios, psicólogos começaram a investigar os fatores que estimulam a “voz da equipe”.
Um estudo recente publicado por um grupo internacional de pesquisadores no Journal of Organizational Behavior encontrou duas características que ajudaram os gerentes a cultivar ambientes mais abertos e comunicativos: gratidão e humildade.
Este estudo foi realizado na China com 50 empresas diferentes, incluindo aproximadamente 300 funcionários, 75 gerentes e 50 executivos. Os pesquisadores pesquisaram cada nível da organização, perguntando aos funcionários sobre a humildade de seus gerentes e os níveis de voz da equipe no trabalho, perguntando aos gerentes sobre quanta gratidão eles sentiam em suas vidas diárias e perguntando aos executivos o quão inovadora a equipe de cada gerente era. Com base em pesquisas coletadas ao longo de oito semanas, os pesquisadores tiraram várias conclusões sobre como a gratidão e a humildade afetam a voz e a inovação da equipe.
Primeiro, eles descobriram que os gerentes que experimentam mais gratidão são mais propensos a agir com humildade. Os funcionários relataram que os gerentes mais agradecidos eram mais propensos a buscar feedback (mesmo que fosse crítico) e admitir quando não sabiam algo ou outro funcionário sabia melhor. Por sua vez, quando os gerentes agem com mais humildade, seus funcionários posteriormente relatam níveis mais altos de voz da equipe: um ambiente de trabalho onde os funcionários fizeram mais recomendações e foram mais expressivos em suas opiniões. Além disso, os executivos classificaram as equipes de gerentes agradecidos como mais inovadoras, e isso foi explicado pelos níveis mais altos de humildade e voz da equipe.
“Ao designar futuros líderes, as organizações podem procurar candidatos com alta gratidão, uma vez que esses indivíduos têm a predisposição de se tornarem líderes humildes que podem promover a voz da equipe e promover a inovação da equipe”, escrevem os pesquisadores.
Embora esta seja a primeira pesquisa que examina muitos desses relacionamentos no local de trabalho, as descobertas complementam o trabalho existente sobre humildade e gratidão, ressaltando sua importância. Uma grande literatura já descobriu que as pessoas que sentem gratidão com mais frequência têm uma mentalidade menos defensiva e aceitam mais suas próprias limitações, exibem mais capacidade de ensino e mostram mais apreço pelo valor das contribuições dos outros. Esses elementos trabalham juntos para promover um comportamento humilde, diminuindo o foco no eu, aumentando o foco nos outros e a abertura a diferentes perspectivas.
Para a humildade, os pesquisadores identificaram que modelar o comportamento humilde em um ambiente de equipe (principalmente quando feito por um líder) incentiva a disseminação de comportamentos e atitudes humildes dentro dessa equipe, resultando em humildade coletiva. Por sua vez, a humildade coletiva melhora o desempenho da equipe.
No final das contas, a ciência é clara de que humildade e gratidão podem nos ajudar a ser melhores líderes e membros de equipe. Mas como podemos cultivá-los?
Tente começar um diário com as coisas – grandes e pequenas – pelas quais você é grato ao longo da semana. Lembre-se, o estudo descobriu que os gerentes que experimentaram gratidão na vida cotidiana, tanto dentro quanto fora do trabalho, lideraram equipes mais inovadoras e promoveram mais abertura e comunicação. No trabalho, uma abordagem é expressar gratidão não apenas pelo trabalho que as pessoas fazem, mas por quem elas são. Como Mike Robbins, autor de Bring Your Whole Self to Work, diz: “Apreciação é sobre as pessoas e seu valor”.
A humildade começa com a consciência. É fácil atribuir sucessos demais à nossa própria grandeza e explicar erroneamente os fracassos como sendo culpa de outra pessoa (ou alguma coisa). Quando você estiver experimentando altos e baixos, sempre faça um esforço para se perguntar: “Há algo que eu poderia ter feito melhor?” ou "Existe algo que eu talvez não saiba?" Na maioria das vezes, você pode descobrir que seus sucessos foram um esforço de equipe e que você teve um papel a desempenhar em seus fracassos.
Ao cultivar a humildade, é importante lembrar que humildade não é o mesmo que dúvida. Por exemplo, a pesquisa sugere que, em um contexto educacional, os líderes mais eficazes atingem esse equilíbrio por terem confiança adequada em suas crenças, enquanto permanecem abertos à contribuição de outros e à possibilidade de estarem enganados.
Esteja você gerenciando um projeto no trabalho ou planejando férias com amigos e familiares, buscar humildade e gratidão pode promover uma comunicação mais aberta e criar uma “equipe” melhor e mais criativa.
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