Melhore sua diferenciação já

Neste vídeo, Marcelo Policarpo, sócio fundador da Exponência Consultoria, fala sobre ações práticas para criar vantagem competitiva que você pode começar a trabalhar hoje mesmo.

Para isso, ele vai abordar bastante o autor de "Vantagem Competitiva", Michael Porter.

A grande parte dos empresários gostam do framework, gostam do conceito, da teoria, mas no fim do dia a questão é o "show me the money", sobre como fazer isso acontecer.

Lógico que tudo isso não é tão simples assim, mas confira algumas ações importantes para criar vantagem competitiva dentro de uma empresa. Estamos falando aqui do ponto de vista do setor, práticas que realmente vão te diferenciar de um outro setor.

É bem importante realizar sempre pesquisas de mercado para entender a necessidade e desejo dos clientes. Vemos muito, inclusive, com os avanços da tecnologia, da inteligência artificial, a rapidez, a questão da transformação digital, alterarem os desejos, as necessidades dos clientes.

Então, se você não estiver atento a qual é o ponto de vista do momento da necessidade dos seus clientes, pode perder mercado rapidamente. Lembrando que esses desejos vão mudando lentamente, mas as decisões de trocar de produto ou trocar de necessidade, ela é bastante instantânea, então é preciso lutar muito para ter uma previsibilidade com relação a que o mercado deseja.

Uma outra coisa importante é pensar em desenvolvimento de produtos que sejam únicos, que tenham características que o tornem atraentes para os clientes. Então, lógico, essa é consequência do primeio item citado acima. Na medida que você entende os seus clientes, você precisa ter sempre um time, pessoas ou você mesmo, pensando em desenvolver produtos e soluções que realmente solucionem e de modo rápido e de modo sustentável aquela dor ou que realize o desejo que o cliente tem. Então, pesquisa e desenvolvimento são duas coisas que precisam caminhar juntas para realmente criar a vantagem competitiva no mercado em que estiver inserido.

Outra coisa importante é a inovação e tecnologia. Não dá para nenhum empresário, desde o micro ao grande, não estar atento àquilo que está acontecendo nestas duas frentes.

Também falamos sobre eficiência. A importância disso é o quanto que os processos são onerosos e por isso cliente paga pela nossa ineficiência, então muitas vezes o produto não é mais caro porque oferece benefício, ele é mais caro porque é ineficiente a produção, porque se gasta muito, porque usa muitas pessoas, porque é muito pouco produtivo, então pensar na eficiência da produção e também na distribuição é fundamental para se diferenciar entre as empresas.

E uma última coisa é monitorar a eficiência da concorrência. E aqui Porter fala muito das coisas que ameaçam a sua lucratividade e para o autor quem ameaça a lucratividade são aquelas forças que dizem respeito a rivalidade, respeito à concorrência, ao fornecedor, a produtos substitutos ou a entrada.

Esperamos que essas ações práticas ajudem você a colocar as coisas nos eixos e pensar o quanto você e a sua empresa têm domado a concorrência. Ações, de fato, para se diferenciar no mercado, porque pensar que é diferenciado é muito diferente agir, do que mudar a estrutura, do que gastar dinheiro ou investir dinheiro em ações que, de fato, te diferenciam do mercado.

O que você tem feito, o que você entendeu como insight importante para a sua empresaz?

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